sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A ÉTICA PROTESTANTE( EVANGÉLICA) E O CAPITALISMO

Ranier Nunes

Ao se pronunciar para uma grande multidão que o ouvia no conhecidíssimo Sermão da Montanha(Mt. 5-7), Jesus de Nazaré deixou bem claro que não devíamos andar ansiosos quanto ao comer, vestir-se e com os anos da nossa vida, porque, segundo Ele quem perde noites de sono pensando nisso são os pagãos. Mas, parece que com o advento do capitalismo, com a chegada da pós-modernidade e a revolução tecnológica e midiática, a mente das pessoas, e principalmente as "religiosas" vêm cedendo a lógica de mercado: quanto mais se ganha mais se quer,ou ainda: os fins justificam os meios. É interessante que o chamado povo de deus (com d minúsculo) está agindo totalmente de maneira contrária aos ensinos do Jesus dos Evangelhos, parece que a Bíblia como revelação de Deus aos homens não tem mais servido, o povo de deus está querendo ver milagres acontecerem para crer, e Jesus deixa explícito que quem adota essa linha de raciocínio são os pagãos, e para muita gente hoje, Jesus não é o Messias, o Salvador, mas um mero operador de milagres, pois o interesse maior do homem pós-moderno não é com a alma, mas com o bolso, com o material.

E dentro de muitos locais religiosos vive-se um paganismo aberto com cara de evangelho, enquanto que, a verdadeira proposta do Evangelho do Reino é transformação de vidas! “A fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus". É triste, mas a maioria das pessoas religiosas que freqüentam os bancos de serviço religioso é formada por gente rasa, superficial e que não quer se aprofundar nas verdades do Evangelho; quando estão cara à cara com a dificuldade, com o dia mau, se desesperam, ficam à procura de Deus, e se Ele não intervir o povo perde a fé.

Existe por aí afora, um modelo de religião, de espiritualidade que fala de Deus, que usa o nome de Deus, das coisas celestiais, mas que está falida, adoecida. A prioridade do Reino não são posses, mas transformação de vidas, e isso passa também pelo caráter, e para Jesus a vida humana é mais importante do que regras religiosas e supostas espiritualidades.

Hoje vemos as coisas sagradas perderem o sentido, vale lembrar que os maiores opositores de Jesus foram os religiosos de sua própria terra, aqueles que pela lógica não precisariam de milagres para crer, pois já haviam recebido dos profetas as promessas da vinda do Messias. Portanto, eu convido você a uma reflexão, vamos pensar juntos, discernirmos coisas espirituais com espirituais, afinal nas palavras do apóstolo Paulo, nós temos o privilégio de termos a mente de Cristo, façamos então bom uso dela nesse tempo complicado em que vivemos, cuja ética protestante está fora de moda, enquanto que o espírito do capitalismo reina absoluto nas mentes e corações das pessoas.


Ranier Nunes é pastor da Igreja Betesda em Valença do Piuaí

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário

(Os comentários aqui postados exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)