terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Fim de ano, Angústia e Ansiedade

É quase que uma coisa imposta pela época. Uma enxurrada de “e se´s”, num rigor autônomo, se apodera das nossas mentes no final de cada ano e lá se vão doze meses de auto-avaliação, auto-crítica e auto-reprovação.

Talvez pela voracidade do tempo, quase sempre chegamos ao fim do ano com a sensação esquisita de que poderíamos ter aproveitado mais, afinal foram 365 dias, 8.670 horas que tivemos para colocar em prática os planos de início de ano. E pensar nesse tempo sem as concretizações almejadas, acaba por suplantar os poucos e, talvez significativos, sucessos que tivemos durante o ano.

Porém, os “e se´s” que povoam nossas cabeças é que trariam os resultados satisfatórios, justamente aquilo que deixamos de fazer, por isso esse misto de ansiedade e angústia peculiar de fim de ano. Ansiedade pela chegada dos 365 dias, as 8.670 horas que teremos para acertar. Angústia pelo passado e inexorável tempo que tivemos. São os dez últimos dias do ano, a época standby do homem.

Sofremos ante a impotência de não mudar os escorregões, desdizer o já dito, desfazer o (mal) feito... Frases do tipo “esse ano será o melhor ano da minha vida” são nos empurradas de goela a baixo pelo desdenho que fazemos do tempo e aí lamentamos: “o ano (tempo) passou e eu não fiz nada”, mesmo tendo feito um bocado de coisa, inclusive acertado, não obstante os erros.

Mas, como tudo isso não passa de uma sensação esquisita de que poderíamos ter aproveitado mais, vamos comemorar a chegada de mais um ano (ou o término do outro, é igual), vai ver, esse foi o melhor ano de nossas vidas (que escatológico!) afinal as previsões não são nada boas: aquecimento global, economia mundial em ruínas, escassez de água. Enfim, teremos um futuro agitado.

Só espero não chegar ao final de 2009 com tantos “e se´s” me martirizando.

Ah, em 2009 quero passar num concurso público, eu e muita gente.

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário

(Os comentários aqui postados exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)