quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Música brasileira, ainda é possível ouvir

Alisson S. de Araújo

Como se tornou lugar comum falar da falta de talento dos atuais artistas brasileiros, não vou molhar essa lama. Seguindo o caminho inverso, prefiro quem ainda faz música com o coração, até porque não há muito que falar da abobalhada geração “faz de conta que sou cantor”. Pois bem, Revirando as páginas do myspace.com, ouvi algumas canções do Lenine, cd acústico MTV. Me surpreendi com tanto musicalidade, harmonia...e agora o cara faz parte de meu set list particular. E não era pra menos, as músicas do Lenine não tem rótulos e como ele mesmo define, são feitas em momentos de trans(ins)piração afim de refinar o que vamos ouvir.

Ainda no myspace encontrei o novo cd de Leo Jaime (Interlúdio) e de cara, me amarrei na música Fotografia. Musiquinha bacana com uma guitarra country cativante, melodia simples e de uma letra peculiar capaz de agradar qualquer crítico, que não é o meu caso. O cd ainda faz uma espécie de volta à essência dos anos 80 da música brasileira sem deixar de ser atual. Bom, mas não me proponho a fazer nenhuma resenha desse cd, não tenho autoridade para tanto.

O fato é que ainda tem muita coisa boa pra se ouvir, tem muita gente se esforçando em ficar distante da pieguice e fazendo música com qualidade, que vendem a mesma quantidade de disco todas as vezes que lançam um, como se fosse uma assinatura, e não estão preocupados em aumentar as vendagens fazendo “modinhas de estações”. Ops! Acabei jogando água dentro da lama.

Voltando a falar de coisas boas, o Djavan tem uma excelente opção, o cd Matizes, com 12 faixas inéditas com a velha e gostosa forma que ele tem de fazer música e, pra quem não sabe, vai tocar em Teresina nesta sexta dia 29 de agosto.

É isso! Um pouco de paciência e a gente ainda acha coisa boa na música brasileira sem ter, que para isso, recorrer ao passado glorioso dessa melhor música do mundo, a do Brasil.

No próximo post, vou falar de coisa boa feito por gente da atualidade e não só apenas de coisas boas feitas na atualidade por veteranos. Acredite, tem.

Um comentário:

  1. malucoOO....
    lenine é massa d+!
    eu tenho esse cd aih!

    o cd novo "labiata" sai agora em setembro hein...

    se eh q jah naum saiu!!

    valew!

    ResponderExcluir

(Os comentários aqui postados exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)