segunda-feira, 11 de agosto de 2008

DE QUE SE TRATA A HIPOCRISIA?


Ranier Nunes

Segundo um dos muitos dicionários da língua portuguesa, a palavra "hipocrisia significa falsidade, fingimento"; esse tem se tornado até um tema áspero, grosseiro, pois às vezes é comum uns rotularem outros de hipócrita por não concordarem sobre determinados assuntos ou coisas do tipo, gerando com isso intrigas, contendas, inimizades.
Transferindo para questões mais profundas, a hipocrisia também está associada ao campo religioso. “O teólogo R.N.Chanplim discorreu algo interessante sobre a hipocrisia e o pecado:” Um homem pode atacar um pecado que vê na vida de outro, mas seu motivo real pode ser uma espécie de insatisfação íntima porque não obtém o prazer que aquele pecador deriva de seu pecado; ou pode ser uma espécie de inveja perversa ou frustração, porque gostaria de fazer o que tal pecador está fazendo, mas teme perder sua reputação”. (Coment.NT;Ed.Hagnos,2000).

Entendo que é nesse ponto em que se originam as cartilhas religiosas com suas proibições de pode ou não pode, pois certas delas têm muito a ver com esse lado obscuro do egoísmo humano de querer manipular massas (que o digam certos políticos), exercer domínio, controlar pessoas; pois além de roubar a liberdade, essa linha de liderar impede o ser humano de crescer, amadurecer, de usufruir da liberdade com responsabilidade; por isso a grande quantidade de pessoas religiosas que não conseguem tomar decisões, infantis na sua maneira de enxergar o mundo e a vida, que se acham amaldiçoadas de Deus e frustradas nas suas relações pessoais, afetivas, sociais. Quando adotamos uma postura de invulneráveis ao erro, ao pecado, quando fazemos comparações, quando nos classificamos como zelosos (essa é uma expressão muito usada no meio religioso), caímos no grave erro de estarmos sendo hipócritas nos nossos sentimentos e posicionamentos.

Jesus tratou isso de forma muito profunda com os religiosos do seu tempo quando em outras palavras no Sermão do Monte ele disse que esse tipo de igreja, de crença, de gente, que insiste em rotular, desclassificar, oprimir, julgar as pessoas está falido, pois essa não é a Espiritualidade do Reino, antes essa é prazerosa, leve, espontânea, amável no trato com o próximo, e acima de tudo libertadora em sua essência. Quando agimos contrário a isto, adotamos a hipocrisia que é aquela atitude de fingimento, falsidade e que no fundo tem uma série de conflitos e desvios na alma que precisam também de cura e que teimamos em esconder do grande público. Hipocrisia é isso, ou um pouco disso, portanto, fique á vontade para resolver esses conflitos da alma com você e acima de tudo com o Deus que a tudo vê.

Ótima contribuição do Ranier Nunes. O difícil é as pessoas ditas religiosas ou religiosas mesmo, se conscientizarem dos "podres" que têm.

Um comentário:

  1. Vendo essa foto, fiquei pensando: o que diria alguém que tem aquilo que modernamente se chama "mente aberta" se, por exemplo, uma criança questionasse sobre tal comportamento das pessoas da cena?

    Não estou aqui criticando ou difamando o homo ou o bisexualismo. Longe disso. Cada um faz a escolha que mais acha conveniente pra si, e eu respeito isso.

    Mas acho que todos deveriam saber que vivemos em uma sociedade ainda fechada para esse tipo de manifestação pública.

    Hipócrita não é aquele defende uma idéia e, para isso, faz um comentário contrário à opinião da "maioria": Hipócrita é aquele que, por vir os artistas das novelas darem entrevistas "papo cabeça", se diz favoravel a tal manifestação e, em seu íntimo, se escandaliza.

    O bom senso,pra mim, é uma das mais belas virtudes humanas.

    Obs: a cena deve ter sido flagrada em outro país.

    ResponderExcluir

(Os comentários aqui postados exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)