quarta-feira, 25 de março de 2009

Baixe Guia Prático da Nova Ortografia

"Unificar a língua escrita nos países lusófonos", é esse o objetivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa com o acordo ortográfico proposto em 1990 e que depois que Brasil e Portugal se decidiram no ano passado, foi efetivado. O Brasil por esperar Portugal e Portugal por alegar que sairia perdendo com a reforma só concordaram com o acordo em 2008.

A reforma é somente na grafia, a pronúncia continua a mesma coisa.


Sem saber o que realmente vamos ganhar com isso, temos uma ccerteza: A reforma exigirá um enorme esforço de implementação por partes de instituições de ensino e editoras, sem falar na perda de tempo para empresas e pessoas como você e eu. Ou seja, se é para nos unirmos, poderíamos usar tal disposição para resolver problemas muito mais urgentes.

Além disso, restringir a diversidade é sempre um modo de diminuir a riqueza. Não será estranho ler José Saramago sem nos depararmos com seus “actos” e “acções”? Sobre o acordo, o próprio autor diz: “Não sei o que temos a ganhar com isso, mas sei que temos muito a perder”.

Quais mudanças são importantes e o que mudou nessa coisa tão relevante para os países lusófono você pode conferir baixando o arquivo abaixo.

Click na imagem para baixar

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário

(Os comentários aqui postados exprimem a opinião dos visitantes, o autor do blog não se responsabiliza por quaisquer consequências e/ou danos que eles venham a provocar.)